terça-feira, 22 de setembro de 2009

A Grandeza de Deus


Meditação sobre a Transcedência e Imanência
do Criador.


Pensar na transcedência [Deus está acima e além das coisas criadas] e na imanência [tudo está diante de Deus, nada foge de sua presença] de Deus, lembra-me de que o tempo e o espaço são também criaturas subordinadas a Ele. Assim Deus não está sujeito a tais criações: Deus não envelhece [um pouco de nossa relação com o tempo], nem pode crescer ou diminuir com o passar do tempo [um pouco de nossa relação com o espaço]. Sendo desse modo superior, fica-me uma pergunta: Como eu posso servir a Ele que é MAIOR do que tudo?! Paulo sobre isso disse:

[Deus] Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa;
pois Ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas" (At 17:25)

Se pararmos para pensar, construir um prédio e chamá-lo de templo, pensando que Deus ficará confinado ou preso a ele É ABSURDO!!!!! Se continuarmos pensando, descobriremos uma realidade que pode nos chocar: Que interesse superior Deus teria fora d'Ele mesmo?! Deus é AUTO-SUFICIENTE! Por que Ele teria interesse em mim, nos meus problemas, em minhas realizações, em meus sonhos, em meus fracassos, em minhas (des)ilusões?!? Trazer glória a criatura?! Não, isso seria o que mesmo que transformar Deus em um idólatra (ou seja, valorizar algo mais do que Ele mesmos)!!!

Uma lição prática disso é: APRENDER A SER MAIS ALTRUÍSTA (pensar no próximo, buscando seu bem, sem esperar retorno). Mais encontro um problema: Sou egoísta naturalmente, pois naturalmente quero ser o centro das atenções.

Observar a natureza criada e, apesar disso, prender-se ao que é passageiro é entender tão pouco da humanidade, da sociedade, da vida, enfim de Deus!

Se o Deus do universo é superior - em escala física e de importância - ao universo de Deus, como eu, uma insignificante partícula desse universo devo relacionar-me com cada circunstância, dando-lhe os valores certos? Lembro-me de Cristo Jesus dizendo: "Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus" (Mt 22:21).

Senhor, minha oração é que me ensines a APROVEITAR, VALORIZAR, enfim, RELACIONAR-ME com tudo o que me ofereces de maneira que eu venha GLORIFICAR teu Nome.

O que mais me impressiona em considerar a grandeza de Deus é saber que Ele:

"o Alto, o Sublime, que habita a eternidade, o qual tem o nome de Santo [diz]: Habito no alto e santo lugar, mas habito também com o contrito e abatido de espírito, para vivificar o espírito dos abatidos e vivificar o coração dos contritos" (Is 57:15).

Obrigado, Senhor por teres interesse por mim!!!


Que o Senhor seja Contigo!

Pr. Marcos Soares









Nenhum comentário:

Postar um comentário