segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

ARREPENDIMENTO: CHAVE PARA A COMUNHÃO COM DEUS


É fato curioso que tanto João quanto Jesus começou seus ministérios pregando uma mesma mensagem: “arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus” (Mt 3:2; 4:17). As palavras arrependimento e arrepender-se são as portas de entrada para a vida cristã. Sem ela não há comunhão com Deus e comunhão entre os irmãos. Houve época em que ela foi desprezada e erros doutrinários surgiram como a participação de não-crentes na ceia ou a aceitação ao batismo e membresia à igreja de pessoas que literalmente não imitavam nem a aparência cristã. Afora essas razões quero destacar outros três motivos por que essa doutrina é tão importante:
Pregar o arrependimento é MISSÃO DA IGREJA.  Jesus após sua ressurreição orienta aos discípulos assim: “Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;  e lhes disse: Assim está escrito que o Cristo havia de padecer e ressuscitar dentre os mortos no terceiro dia  e que em seu nome se pregasse arrependimento para remissão de pecados a todas as nações, começando de Jerusalém” (Lc 24:45-47).
Muitas promessas do AT apontavam para a obra a qual Cristo veio realizar. O resumo dessa obra é:
1.   Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará. 2Depois de dois dias, nos revigorará; ao terceiro dia, nos levantará, e viveremos diante dele” (Os 6:1-2).
2.   Eis aqui o meu servo, a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios.  Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça. Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito.  Não desanimará, nem se quebrará até que ponha na terra o direito; e as terras do mar aguardarão a sua doutrina” (Is 42:1-4). [O evangelista Mateus: nessa última parte declara assim: “E, no seu nome, esperarão os gentios” (Mt 12:21).]
Muitas vezes, podemos nos perguntar o que pregar para o meu amigo não-crente: PREGUE O ARREPENDIMENTO! Nossa missão é pregá-lo! Além disso, o arrependimento é importante porque É UM MANDAMENTO DE DEUS.
Houve tolerância da parte de Deus em relação ao pecado humano:
1.   Ele limitou a vida humana para não pecarmos tanto quanto pudermos: “O meu Espírito não agirá para sempre no homem, pois este é carnal; e os seus dias serão cento e vinte anos” (Gn 6:3).
2.   Deu tempo aos amorreus para mudar: “não se encheu ainda a medida da iniqüidade dos amorreus” (Gn  15:16 cf. Lv 18:25).
3.   Procurou frutos na videira e não encontrou: “Certo homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e, vindo procurar fruto nela, não achou. Pelo que disse ao viticultor: Há três anos venho procurar fruto nesta figueira e não acho; podes cortá-la; para que está ela ainda ocupando inutilmente a terra?  Ele, porém, respondeu: Senhor, deixa-a ainda este ano, até que eu escave ao redor dela e lhe ponha estrume.  Se vier a dar fruto, bem está; se não, mandarás cortá-la” (Lc 13:6-9).
Mas chegará o tempo do julgamento feito pelo Senhor que foi morto e ressuscitou. Até lá a bondade de Deus ordena a TODOS os homens em TODOS os lugares: “ARREPENDAM-SE”. Paulo fala aos moradores da cidade de Atenas, na Grécia: “Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam” (At 17:30). A doutrina do arrependimento é importantíssima para nós, pois ela pregá-la é missão da igreja na terra e porque ela é um mandamento de Deus aos homens. Junte a essas duas razões um terceiro motivo: rejeitar a doutrina do arrependimento é perigoso para todos.
Em Lucas 13:2-3, lemos: “Pensais que esses galileus eram mais pecadores do que todos os outros galileus, por terem padecido estas coisas? Não eram, eu vo-lo afirmo; se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis”. Esse texto nos ensina que diante de Deus não há distinção na hora da condenação: Não há distinção entre religioso e não-religioso. “se, porém, não vos arrependerdes, todos igualmente perecereis” (Lc 13:3). Tanto faz se você é participante ou não de uma igreja, um coração sem arrependimento não é morada para o Espírito de Deus.
Paulo reforça o que estamos afirmando quando diz: “Porque para com Deus não há acepção de pessoas.  Assim, pois, todos os que pecaram sem lei também sem lei perecerão; e todos os que com lei pecaram mediante lei serão julgados” (Rm 2:11-12).
Não existe forma de fugir do Deus de amor e justiça: “A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a iniqüidade do pai, nem o pai, a iniqüidade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a perversidade do perverso cairá sobre este” (Ez 18:20).
O mesmo capítulo que descreve o perfeito e doador amor de Deus, João 3(:16), fala também do perigo de brincar com Deus: “Por isso, quem crê no Filho tem a vida eterna; o que, todavia, se mantém rebelde contra o Filho não verá a vida, mas sobre ele permanece a ira de Deus” (v.36)
Ano novo, vida nova – muitos disseram nesses últimos dias. Mas como é possível uma vida nova diante de Deus sem o arrependimento de seus pecados?! Pare, reflita sobre seus objetivos para este ano.
Se você tem metas para um ano: plante arroz;
Se você tem metas para 10 anos: plante uma árvore;
Se você tem metas para 100 anos: eduque uma criança;
Se você tem metas para 1.000 anos preserve o meio ambiente;
Mas se você tem metas para viver bem na eternidade: obedeça ao Senhor Jesus Cristo.

Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo (At 2:38).

Nenhum comentário:

Postar um comentário