Além de confiar no Senhor, nossa
próxima atitude diante da ação dos ímpios deve ser:
AGRADAR-NOS DO SENHOR – Sl 37:4
Agrada-te
do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.
Esse mandamento funciona como um
filtro para nossos desejos. Outra tradução desse versículo diz: “Deleita-te no
Senhor”. Agradar-se, Deleitar-se, satisfazer-se no Senhor. Aqui destruímos a
falsa ideia de que ser crente é chato, ser crente é não poder aproveitar a
vida, ser crente é perder o melhor que esse mundo pode nos dar. Ouça o que o
salmista está nos dizendo: Põe tuas
delícias no Senhor. O que é uma delícia para você? No contexto bíblico,
delícia poderia ser:
1.
Um
alimento saboroso – Jacó abençoa seu filho Aser assim: “Aser, o seu pão será abundante e ele motivará delícias [comidas/manjares]
reais” (Gn 49:20).
2.
A
esposa – Ezequiel perderia a esposa e esta é chamada por Deus: “Filho do homem, eis que, às súbitas, tirarei a delícia
dos teus olhos [...]”
(Ez 24:16).
3.
Os
filhos – Deus chama Israel/Efraim assim: “Não
é Efraim meu precioso filho, filho das minhas delícias? Pois tantas vezes
quantas falo contra ele, tantas vezes ternamente me lembro dele; comove-se por
ele o meu coração, deveras me compadecerei dele, diz o SENHOR” (Jr 31.20).
Aqui temos a lição de que o prazer, a
satisfação, a alegria de que precisamos é lícita e pode, deve, precisa ser
desfrutada, mas sempre nos limites para os quais eles foram estabelecidos. Além
do mais, o prazer é uma característica vista no próprio Deus:
1.
Os
santos lhe dão prazer – “Quanto aos santos
que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo O MEU PRAZER” (Sl 16:3).
2.
O
povo de Israel lhe dava prazer – “Muitos pastores
destruíram a minha vinha e pisaram o meu quinhão; a porção que era O MEU PRAZER,
tornaram-na em deserto”
(Jr 12:10 cf. Ml 1:10).
3.
Jesus
lhe dá prazer – “Este é o meu Filho amado, em quem
ME COMPRAZO; a ele ouvi ” (Mt 17:5).
4.
Seus planos lhe
dão prazer – “nos predestinou para ele, para a
adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o BENEPLÁCITO de sua
vontade” (Ef 1:5)
Confiar no Senhor e agradar-nos do
Senhor são atitudes que devemos tomar em um mundo que está morto nas trevas. O
que mais devemos fazer visto que os ímpios dominam sobre a terra?
P.S.: Ouça a música do Grupo Logos da qual muito me lembrei quando escrevia esse post.
Nenhum comentário:
Postar um comentário