quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Quando os ímpios prosperarem - Parte II


Além de confiar no Senhor, nossa próxima atitude diante da ação dos ímpios deve ser:

AGRADAR-NOS DO SENHOR – Sl 37:4
Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.

Esse mandamento funciona como um filtro para nossos desejos. Outra tradução desse versículo diz: “Deleita-te no Senhor”. Agradar-se, Deleitar-se, satisfazer-se no Senhor. Aqui destruímos a falsa ideia de que ser crente é chato, ser crente é não poder aproveitar a vida, ser crente é perder o melhor que esse mundo pode nos dar. Ouça o que o salmista está nos dizendo: Põe tuas delícias no Senhor. O que é uma delícia para você? No contexto bíblico, delícia poderia ser:
1.    Um alimento saboroso – Jacó abençoa seu filho Aser assim: “Aser, o seu pão será abundante e ele motivará delícias [comidas/manjares] reais” (Gn 49:20).
2.    A esposa – Ezequiel perderia a esposa e esta é chamada por Deus: “Filho do homem, eis que, às súbitas, tirarei a delícia dos teus olhos [...]” (Ez 24:16).
3.    Os filhos – Deus chama Israel/Efraim assim: “Não é Efraim meu precioso filho, filho das minhas delícias? Pois tantas vezes quantas falo contra ele, tantas vezes ternamente me lembro dele; comove-se por ele o meu coração, deveras me compadecerei dele, diz o SENHOR” (Jr 31.20).
Aqui temos a lição de que o prazer, a satisfação, a alegria de que precisamos é lícita e pode, deve, precisa ser desfrutada, mas sempre nos limites para os quais eles foram estabelecidos. Além do mais, o prazer é uma característica vista no próprio Deus:
1.    Os santos lhe dão prazer – “Quanto aos santos que há na terra, são eles os notáveis nos quais tenho todo O MEU PRAZER” (Sl 16:3).
2.    O povo de Israel lhe dava prazer – “Muitos pastores destruíram a minha vinha e pisaram o meu quinhão; a porção que era O MEU PRAZER, tornaram-na em deserto” (Jr 12:10 cf. Ml 1:10).
3.    Jesus lhe dá prazer – “Este é o meu Filho amado, em quem ME COMPRAZO; a ele ouvi ” (Mt 17:5).
4.    Seus planos lhe dão prazer – “nos predestinou para ele, para a adoção de filhos, por meio de Jesus Cristo, segundo o BENEPLÁCITO de sua vontade” (Ef 1:5)
Confiar no Senhor e agradar-nos do Senhor são atitudes que devemos tomar em um mundo que está morto nas trevas. O que mais devemos fazer visto que os ímpios dominam sobre a terra?

P.S.: Ouça a música do Grupo Logos da qual muito me lembrei quando escrevia esse post.

Nenhum comentário:

Postar um comentário